- Conectando Sonhos
- Posts
- O novo agente de IA "Operator" da OpenAI pode realizar tarefas na web por você
O novo agente de IA "Operator" da OpenAI pode realizar tarefas na web por você
O agente estará disponível inicialmente nos EUA para assinantes do ChatGPT Pro.

A OpenAI está lançando uma "prévia de pesquisa" de um agente de IA chamado Operator, que pode "acessar a web para realizar tarefas por você", de acordo com um post no blog da empresa. "Usando seu próprio navegador, ele pode visualizar uma página da web e interagir com ela digitando, clicando e rolando", afirma a OpenAI. O lançamento inicial será nos EUA, disponível para assinantes do ChatGPT Pro, que custa US$ 200 por mês.

O Operator utiliza um modelo chamado "Computer-Using Agent", que combina as capacidades de visão do GPT-4o com "raciocínio avançado por meio de aprendizado por reforço" para interagir com interfaces gráficas (GUIs). "O Operator pode 'enxergar' (através de capturas de tela) e 'interagir' (usando todas as ações permitidas por mouse e teclado) com um navegador, permitindo realizar ações na web sem necessidade de integrações de API personalizadas", explica a OpenAI.
A research preview of Operator, an agent that can use its own browser to perform tasks for you.
— OpenAI (@OpenAI)
7:22 PM • Jan 23, 2025
O Operator é capaz de usar raciocínio para “autocorrigir-se” e, caso encontre dificuldades, passará o controle para o usuário. Ele também solicitará a intervenção do usuário em situações que envolvam informações sensíveis, como credenciais de login, e “deverá” pedir aprovação para ações como enviar um e-mail. A OpenAI também afirma que o Operator foi projetado para “recusar solicitações prejudiciais e bloquear conteúdo não permitido”.
A OpenAI informou que está colaborando com empresas como DoorDash, Instacart, OpenTable, Priceline, StubHub, Thumbtack e Uber para garantir que o Operator “atenda às necessidades do mundo real enquanto respeita normas estabelecidas.” No entanto, a empresa alerta que nem tudo pode funcionar como esperado no momento, já que a ferramenta enfrenta dificuldades com “interfaces complexas, como criação de apresentações de slides ou gerenciamento de calendários.”
No futuro, a OpenAI planeja disponibilizar o Operator para usuários das versões Plus, Team e Enterprise, além de “integrar essas capacidades ao ChatGPT.”
Acesso somente por VPN não está disponível para o brasil ainda
